Bíblia sem pregação
Esse projeto não tem como objetivo a pregação do Evangelho. Nós pesquisamos e divulgamos ideias de autores que utilizam o Método Histórico Crítico para analisar a Bíblia.
Como funciona
- Temos autonomia para argumentar.
- Se descobrimos que estamos errados, mudamos.
- Não pregamos o Evangelho, nem divulgamos a Fé.
- Acreditamos que a Bíblia é uma coleção de Textos Literários e que toda Interpretação depende de Contexto.
Acreditamos
Na Bíblia como Literatura e seguimos alguns valores inegociáveis.
A Bíblia é um dos textos literários mais relevantes e interessantes do mundo.
Mas não acreditamos em interpretações místicas e inquestionáveis sobre a Bíblia.
Isso significa que prezamos pelo conhecimento histórico e científico de nossa época, e reconhecemos que a Bíblia é uma coleção de textos muito antigos, que devem ser interpretados de acordo com seu próprio contexto.
Levamos em consideração que toda interpretação depende de contexto.
Nós vemos o mundo através de “filtros” culturais e individuais. Para estudar textos e obras de outras pessoas, devemos nos esforçar para entender de acordo com o “filtro” do outro.
Somos intelectualmente honestos.
Se chegamos a uma conclusão – baseados em fatos e bons argumentos – prezamos pela honestidade intelectual e assumimos aquela conclusão como verdade, ainda que possamos mudar no caso de novas descobertas.
Entendemos o mundo como comunidade.
Todos nós estamos “no mesmo barco”: temos as mesmas dúvidas e em geral queremos as mesmas coisas (paz e prosperidade). Se alguém pensa diferente de nós, não significa que essa pessoa seja perversa. Significa apenas que ela enxerga aquele assunto de forma diferente, nada mais.